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O que é um Veículo Elétrico?

Um veículo elétrico é um veículo rodoviário que utiliza total ou parcialmente a propulsão elétrica, independentemente da solução utilizada para o armazenamento ou produção de energia elétrica necessária para o seu funcionamento.

Vantagens destes veículos

  • Capacidade de regenerar energia para o motor, durante as travagens
  • Menor poluição e menor ruído durante a circulação (as emissões locais de CO2 dos veículos 100% elétricos são nulas)
  • Redução da dependência de combustíveis petrolíferos (gasolina e gasóleo), contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional
  • Custos de operação e manutenção mais reduzidos, quando comparados com os veículos convencionais

Tipos de veículos

Existem diferentes tipos de veículos elétricos.

Veículos totalmente elétricos, que utilizam como único meio de propulsão um sistema de motorização elétrico alimentado por energia armazenada em baterias. Os veículos elétricos usam energia elétrica da rede de distribuição para carregar o conjunto de baterias instaladas a bordo.

Veículo que combina um sistema de propulsão com um motor interno de combustão convencional com um sistema de motorização elétrico. A energia elétrica utilizada no carregamento da bateria é gerada pelo próprio sistema de travagem do veículo, denominando-se de “travagem regenerativa”. Os veículos híbridos normalmente utilizam o motor elétrico no arranque do veículo, acionando o motor de combustão quando a velocidade do veículo aumenta. Os dois motores são controlados através de um computador de bordo interno, o que assegura a melhor economia de combustível para as condições de condução praticadas.

Veículo que combina um sistema de propulsão com um motor interno de combustão convencional com um sistema de motorização elétrico. Os PHEV podem carregar a sua bateria através de travagens regenerativas, ou da ligação direta a uma tomada de carregamento elétrica externa. O motor de combustão interna, tipicamente, assiste o motor elétrico no carregamento da bateria ou é utilizado com sistema de back-up quando a bateria é esgotada.

Veículo 100% Elétrico
Veículo Elétrico-Híbrido
Veículo Elétrico-Híbrido Plug-in (PHEV)

Rede Mobi.E

rede Mobi.E é uma rede pública nacional, em fase de piloto, que permite dois tipos de carregamento para veículos elétricos: o carregamento normal e o carregamento rápido. O carregamento normal tem uma duração entre 6 a 8 horas, permitindo o carregamento da bateria para uma autonomia média de 120 a 140 Km, admitindo uma velocidade média de 90 Km/h. O carregamento rápido, com uma duração entre 15 a 30 minutos, possibilita o carregamento de 80% da bateria, nas mesmas condições anteriores e a sua utilização é semelhante à dos atuais postos de abastecimento de combustíveis. Na rede Mobi.E integram-se, também, outros pontos de carregamento para além dos da rede piloto, geridos por operadores privados, que podem ser encontrados em parques de estacionamento públicos ou privados, centros comerciais, hotéis, aeroportos ou áreas de serviço.

O utilizador da rede para aceder a qualquer ponto de carregamento deve possuir um cartão de utilizador Mobi.E. Este cartão permite o carregamento do veículo em qualquer ponto do país. A sua solicitação é efetuada mediante o registo no portal mobie.pt, sendo que após a validação dos dados inseridos o Cartão Mobi.E é enviado para a morada indicada.

Instalação de pontos de carregamento em prédios e condomínios

O Decreto-Lei nº 90/2014 procede à terceira alteração do Decreto-Lei nº 39/2010, que estabelece o regime jurídico da mobilidade elétrica, bem como as regras destinadas à criação de uma rede piloto de mobilidade elétrica. Neste sentido, os artigos 29º e 30º (respetivamente) passam a definir os procedimentos aplicáveis aos pontos de carregamento em novas operações urbanísticas e em edifícios existentes.

Assim, a construção de edifícios em regime de propriedade horizontal ou de outros imóveis que disponham de locais de estacionamento de veículos, deve incluir uma infraestrutura elétrica adequada para o carregamento de veículos elétricos (não incluindo pontos de carregamento ou tomadas) que cumpra os requisitos e regras técnicas a aprovar. Adicionalmente, é permitida a instalação por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, a expensas do próprio, de pontos de carregamento de veículos elétricos ou de tomadas elétricas nos locais de estacionamento de veículos dos edifícios já existentes, desde que cumpram os requisitos técnicos definidos.

A instalação de pontos de carregamento ou de tomadas elétricas poderá ser efetuada em local que integre uma parte comum do edifício, esteja ou não afeta ao uso exclusivo do respetivo condómino. Contudo, esta instalação carece de comunicação prévia escrita à administração do condomínio (ou proprietário) com pelo menos 30 dias de antecedência sobre a data pretendida para a instalação.