O que é a Energia?

Consideramos a energia como a capacidade de produzir trabalho ou de realizar uma ação. Essa capacidade tem a sua origem em dois tipos de fontes de energia: as renováveis e as não renováveis.

As fontes de energia renováveis são provenientes diretamente da natureza e renovam-se a partir dos ciclos naturais inesgotáveis. Como exemplos temos: a água, a biomassa, a geotermia, as marés, as ondas, a radiação solar ou o vento.

Kurobe Dam and rainbow

As fontes de energia não renováveis são recursos limitados, que se esgotam à medida que são utilizados, e que são dependentes dos recursos existentes no planeta ou da sua taxa de renovação. Como exemplos temos os combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural.

Factory pipe polluting air, environmental problems

Formas de Energia

A energia pode manifestar-se de diferentes formas. Temos a energia cinética, a energia elétrica, a energia mecânica, a energia nuclear, a energia potencial, a energia química, a energia térmica, entre outras. Consulte o nosso Dicionário da Energia para obter mais informações sobre estas formas. 

Tendo em conta os processos de transformação da energia, podemos ainda classificá-la em energia primária, secundária ou final. 

A energia primária é a energia disponível na natureza antes de ser convertida ou transformada. Este tipo de energia pode ser utilizada diretamente ou está sujeita a transformações. Engloba as fontes de energia renováveis e as não renováveis. Como exemplos temos o carvão, o petróleo, o gás natural, a radiação solar, a água ou o vento.

A energia secundária resulta de processos de transformação da energia primária em formas de energia adequadas às diferentes utilizações práticas, sofrendo naturalmente perdas inerentes a esses processos. O petróleo é um exemplo de uma fonte de energia primária, que é transformado nas refinarias em fontes de energia secundária, como a gasolina, o gasóleo ou o gás de petróleo liquefeito. Outro exemplo de energia secundária é a eletricidade de alta tensão produzida nas centrais, as quais utilizam fontes de energia renováveis ou não-renováveis.

A energia final é a energia tal como é recebida e utilizada diretamente pelo consumidor ou cidadão comum. Temos como exemplos, o gasóleo ou a gasolina com que enchemos o depósito do automóvel, e a eletricidade de baixa tensão que chega aos eletrodomésticos nas nossas casas. Por vezes, a energia primária é convertida diretamente em energia final. Por exemplo, a radiação solar é convertida, mediante painéis solares, em energia térmica, uma energia final utilizada no aquecimento de água. Os resíduos florestais são convertidos por combustão numa lareira, em energia térmica final.

Energia Primária
Energia Secundária
Energia Final